domingo, 20 de junho de 2010

Cabelos.

Bom meus amores vou falar de cabelos. Sim, cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada, aquela coisinha tão básica que é capaz de estragar a festa se você não se sentir bem com ele, que é capaz de nos deixar de baixa estima se ele não estiver do nosso gosto.

Mas ai vem à pergunta quando está do nosso gosto? Como cuidar deles em casa? Qual melhor cor para cada cor de pele?

Preste atenção por que ai vai algumas dicas :)


- A cor do seu cabelo de acordo com a sua pele:

Antes de qualquer coisa vale lembrar que não adianta arrancar o anuncio de uma revista só porque gostou da cor do cabelo da garota da propaganda, é a cor dos seus sonhos e mi mi mi porque no final o resultado pode ser totalmente decepcionante. O tom pode até ter ficado parecido, mas o que importa é o conjunto completo no que diz respeito a harmonia.

Pele esverdeada (árabe): Deve evitar os tons de dourado, já que não da muito contraste;

Pele amarela (oriental): Deve evitar os tons acinzentados, já que deixa a cara lavada, sem cor;

Pele negra: Em algumas morenas os tons de loiros fica muito bem, então evite louros muito claros se não quiser ficar com um look totalmente falso;

Pele branca: Se não quer ficar com aspecto de velha, evite os tons acinzentado.


- De tom para tom.

• Loira de pele muito clara: Loiros acinzentados, prata e loiros mates (ligeiramente esverdeados);
Loira bronzeada: Cor de mel, marrom e loiro dourado;
Morena clara com olhos escuros, verdes ou azuis: Cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado, vermelho escuro (acaju);
Morena clara com pele dourada e olhos cor de mel: Tons de vermelho alaranjados, loiro acobreado, reflexos dourados;
Ruiva: Vermelhos acobreados, todas as gamas de marrons (do alaranjado ao dourado);
Oriental: Castanho escuro, vermelho acaju, preto;
Mulata: Todas as gamas de castanhos, loiro dourado – para quem é do tipo exótica – e tons avermelhados;
Negra: Castanhos mais escuros, avermelhados.

Em caso de dúvidas com relação a cor apropriada para o seu cabelo busque a ajuda de um profissional, ele vai saber qual é o melhor pro seu cabelo.

Vejam algumas famosas, que acertaram ou não na escolha:


Cuidados diários com o seu cabelo:

• Depois de lavar e enxaguar bem os cabelos, não deixe restos de creme no couro cabeludo e nos cabelos com a intenção de hidratá-los ainda mais. Esses resíduos que ficam no cabelo impedem o crescimento, e deixa o cabelo com aspecto pesado, sem leveza nos fios.

Desembarace bem os cabelos, sempre com cuidado, começando pelas pontas e depois subindo para a raiz. Faça isso com cuidado para não quebrar os fios, que molhados, se tornam mais fracos.

• Sempre que lavar os cabelos, Massageie o couro cabeludo com a pontinha dos dedos em movimentos circulares. Cuidado com a ponta das unhas pois podem ferir sua cabeça.

Os melhores pentes para usar são os de madeira. Existem os de plástico que são de material antiestático e arrepiam o cabelo.

• Sempre que possível, seque os cabelos em casa. Sair com os cabelos úmidos atrai a poluição e sujeira do ar, assim, depois de secos eles ficarão com uma aparência de sujos e pesados.

• Antes de ir à praia ou piscina, aplique um leave-in hidratante e protetor, pois esses produtos impermeabilizam os fios, protegendo de manchas no cabelo e ressecamento por causa do sol, sal e água do mar e o cloro.

• Depois de colorir os cabelos em casa, faça uma hidratação. Os fios se abrem para receber a nova cor, mas depois é preciso que os fios fechem as cutículas para ficar com o brilho — é essa a função da hidratação nos cabelos.

Dicas de cortes de cabelos:

Não tenha medo na hora de cortar. Se você gosta de algum corte leve uma foto até o salão e mande ver, se você for tentar descrever o corte pode não dar muito certo. Mas atenção vale seguir o conselho de um profissional, afinal o corte pode não ser o mais adequado pra você ou pro seu tipo de cabelo.

Apare as pontas do cabelo a cada dois ou três meses para evitar ou retirar as pontas duplas.

Um fio de cabelo tem um ciclo de vida de dois a sete anos se for bem cuidado. Esse é o prazo máximo para ficar sem cortar as madeixas, depois disso os fios vão ficando cada vez mais fracos e danificados.

Na hora de cortar os cabelos cacheados é preciso avaliar qual o corte vai dar um melhor caimento aos fios, seja simétrico ou assimétrico, não importa o corte só mesmo um profissional vai poder dizer o que é melhor.

Se você gosta de franjas e quer deixar a sua com o mesmo aspecto de quando cortou, retoque a cada vinte dias, aparando só as pontinhas.

Alguns cuidados quando o assunto é secador ou chapinha:

Use secadores que tenham íons. Esses secadores atuam diretamente na cutícula dos cabelos, quando a cutícula está aberta os íons são negativos (cabelo enrola), cutícula fechada os íons são positivos (cabelo liso). Daí é só usar o secador para obter o efeito que você deseja.

Mulheres com cabelos longos e lisos têm os fios mais sensíveis por isso devem usar chapinhas largas de cerâmica, elas danificam menos os fios por que tem uma concentração de calor menor. A maioria dos cabelos lisos tem pouco volume, um reparador não oleoso vai ajudar a não deixar os fios pesados após a chapinha.

Se tiver o cabelo curto e liso o ideal é passar a chapinha no comprimento e dar uma leve viradinha nas pontas, se você alisar tudo até o final vai dar um aspecto de ressecado, já que as pontas não terminam todas no mesmo local.

Quem tem cabelos compridos e cacheados deve fazer uma pré-escova com os fios ainda úmidos, isso vai ajudar no alisamento. O ideal é usar uma chapinha de cerâmica bem fina e de preferência com íons (os cabelos cacheados possuem íons negativos, a escova vai inverter os íons fechando a cutícula e dificultando a entrada de umidade, o resultado é um cabelo com muito mais brilho).

Independente do tipo de cabelo evite o uso excessivo de secador ou chapinha, o uso constante desgasta os fios. Quando estiver manuseando o secador procure manter uma distância mínima de 15 centímetros dos fios e quanto a chapinha não deixe mais de três minutos numa mesma parte do cabelo.

Como cuidar de cabelos crespos:

Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.

• Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.

• Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.

• Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.

• Utilize máscaras hidratantes semanalmente, em casa ou no salão.

• Corte periodicamente os cabelos, para remover as pontas ressecadas e manter o estilo do penteado em dia.

Como cuidar dos cabelos cacheados:

• Cabelos cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade.

• Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.

• Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.

• Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. "Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento".

• Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.

• Utilize finalizadores diários em abundância, tais como silicone, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses.

Espero que tenham compreendido o tamanho deste post, pois se eu fosse falar de cada detalhe e cada tipo de cabelo iria ter que fazer milhões de post, mas ai estão algumas dicas básicas. Espero que gostem e que sirva de ajuda :P

Beijo’s no umbigo atééé o próximo domingo =*

0 comentários:

Postar um comentário