segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Olá galera, aproveitando que ontem (26/09) foi o Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência, vou falar um pouco desse assunto que é muito preocupante para nós adolescentes e também para nossos pais.

Tudo começa na adolescência, onde conhecemos coisas novas e como todo adolescente é curioso passa a experimentar, porque nessa fase a gente costuma  pensar que todas as novas experiências são simples e que tudo vai sempre acabar bem, mas nem sempre é assim. Tudo tem seu tempo, inclusive para começar uma vida sexual, adolescentes mal informados podem transformar essa experiência em uma grande “dor de cabeça”.

No mundo 205 milhões de gravidezes ocorridas em cada ano não são planejadas. No Brasil 15,9 é a idade media da população feminina para a ocorrência de gravidez, segundo pesquisas do Ministério da Saúde e cerca de 20% das crianças que nascem são filhos de mães adolescentes menores de 15 anos.

A gravidez de adolescentes é justificado, pela falta de responsabilidade e o não uso de preservativos. A grande maioria delas, também não assume diante da família sua sexualidade, nem o uso de anticoncepcionais, que denunciaria uma vida sexual ativa. Assim sendo, a falta ou má utilização dos métodos anticoncepcionais ( muitos não consultam um especialista antes de tomar as pílulas) seguido de uma gravidez na adolescência, pode está associado a uma menor auto-estima e a um funcionamento familiar inadequado.

Depois de constatada a gravidez se a família da adolescente for capaz de acolher o novo fato com harmonia,  respeito e colaboração essa gravidez tem maior possibilidade de ser levada a diante sem transtornos, mas  não é o que acontece em todas as família, muitas das vezes os pais são mais rígidos e não aceitam e a menina se sente praticamente forçada a abortar, cometendo um crime e impedindo o nascimento de mais uma vida.

Procurando entender melhor a população adolescente grávidas encontrei alguns dados interessantes:


Entre esses alguns motivos que levam as mulheres de todo o mundo a praticar o aborto :



 Portanto, se você num quer uma gravidez indesejada é melhor se prevenir porque métodos contraceptivos tem de sobra e são baratos em comparação ao que você irá gastar caso um bebê esteja a caminho. Vejá só :

Método
Dispositivo / Operação
Vantagens
Desvantagens
Representação
Hormonal
Pílula do dia seguinte
- Elevada eficácia.
- Não protege das DST[7];
- Pode causar depressões.
 
Local / barreira
Preservativo masculino
- De fácil aquisição;
- Protege das DST;
- Eficácia de 96%.
 
- Só pode ser utilizado uma vez.
Preservativo feminino
- Protege das DST;
-Resistente.
 
- Pouco divulgado;
- Dispendioso.
 
Diafragma
- 94% de eficácia.
- A sua má utilização pode causar lesões.
 
Dispositivo Intra-Uterino (DIU)
- Até 99,9% de eficácia;
- Durável.
- Não protege das DST.
 
Espermicidas
- Eficácia até 94%;
- De fácil acesso.
- Não protegem das DST.
 
Esterilização
Esterilização masculina
- Operação simples;
- Não afecta a produção de hormonas.
- Irreversível em 50% dos casos;
- Não protege das DST.
 
Esterilização feminina
- Operação simples;
- Eficaz e económico.
- Irreversível;
- Não protege das DST.

  E de todos nós podemos perceber que o melhor método continua sendo a CAMISINHA MASCULINA porque protege das DSTs e também da gravidez indesejada, sua desvantagem é simples, se ja usou ela uma vez e quer mais é só colocar outra, neah não ? Simples e barato ;)

Fico por aqui meus amores, um beijoo e sexta eu tô de voltaa ;**

0 comentários:

Postar um comentário