domingo, 17 de outubro de 2010

Bocejar

Aos Fatos

Está cansado de levar xingo ou apreensão toda vez que você boceja no meio de uma conversa? Cansado de bocejar sempre que alguém boceja ou de ver cara feia de professor por bocejar no meio da aula? Eu mesmo acabei de bocejar enquanto escrevia esse post... Você, jogador, internauta, nerd, semi-nerd etc, agora, vai descobrir, a verdade, por trás desse gesto contagioso.
Pode parecer estranho, mas é isso mesmo! Bocejar ajuda a resfriar o cerebro e melhora a atenção.

Da próxima vez que alguém reclamar de um bocejo seu, pode responder: “bocejo, porque quero prestar mais atenção em você”. Segundo um grupo de psicólogos americanos, essa pode ser exatamente a função do ato de bocejar: resfriar o cérebro para melhorar a concentração. Assim sendo, em vez de preparar o corpo para dormir, o bocejo seria, na verdade, uma maneira de evitar o sono. A notícia foi divulgada no site da revista americana “New Scientist”.

Você já percebeu que o bocejo é contagioso? Já?
Mas talvés o que você não saiba é que agora cientistas descobriram que as pessoas gentis são mais suscetíveis à transmissão.

O psicólogo Steven Platek, da Universidade Drexel, na Filadélfia (EUA), e seus colegas da Universidade do Estado de Nova York mostraram um vídeo com uma pessoa bocejando a um grupo de 65 estudantes. Os que abriram a boca diante da tela apresentaram maior pontuação num teste psicológico medindo a empatia. Os estudantes imunes ao contágio eram, por outro lado, menos predispostos a reconhecer que um insulto pode ofender outra pessoa.

Falando nisso, é bom comentar que a falta de sono afeta o combate a doenças.

O que acontece?

Vamos supor que você está lá, naquele momento de tensão, em algum jogo ou alguma aula. Nessa hora é que seu corpo nota a falta de energia correndo por ele, e envia um sinal para seu cérebro, dizendo que precisa de se revigorar, de ganhar aquele "empurrão". Parece que o bocejo faz exatamente o contrário, parece que dá sono... Mas, na verdade, ele evita o sono!

Assim que o cérebro recebe o sinal e você abre a boca, bocejando, seu coração bate MUITO forte e bem rápido, nesse pequeno intervalo. Por isso parece que escutamos umas batidas constantes ou barulhos como algo tremendo dentro da gente. O sangue é fortemente bombeado, junto com oxigênio e hormônios, pelo organismo todo, proporcionando ânimo e energia para você poder focar em algo. Para prestar mais atenção.

E aí, o que isso tem a ver com computador?

Simples: Foi constatado por cientistas de Ohio, nos Estados Unidos, que a maior quantidade de bocejos vem dos internautas. A atividade cerebral e o desgaste são grandes na frente de um computador, e exige muita atenção nossa, por isso, bocejamos inúmeras vezes sem sequer perceber quando madrugamos ou fazemos algum trabalho, relatório, texto, entre outras mil coisas que se fazem na internet e nos jogos.

A atividade não-física que menos permite bocejar, segundo eles, é assistir filme pornô. (Eu disse ASSISTIR, por isso é não-física. O que você faz durante/depois é problema seu!). Por que nesse momento seu coração acelera automaticamente e leva vários outros hormônios pelo corpo. É claro que, segundo os pesquisadores, se você estiver muito cansado ou com muito sono, você pode bocejar com qualquer coisa, a qualquer momento. Isso depende do seu cansaço/tédio.

É isso vampiritos achei interessante e resolvi postar aqui pra voces! HAHAHA muack =*

Fonte : http://www.techofgames.com/


0 comentários:

Postar um comentário