segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

20 tipos de cursos recomendados para fazer na FÉRIAS ;


Depois de um ano de provas, trabalhos e até ter enfrentado algumas disputas para vagas de estágio ou trainee, é ideal aproveitar estas férias para recarregar as baterias. Mas se você pretende investir um pouco do tempo deste início de ano, e até algum dinheiro, para começar a nova temporada de recrutamentos ainda mais preparado, saiba que há centenas de opções de cursos rápidos, entre janeiro e fevereiro, oferecidos por universidades e institutos de ensino.
O iG Estágio e Trainee levantou junto a especialistas em recrutamento e carreira os 20 tipos de cursos mais indicados para quem quer reforçar o currículo ou superar alguma dificuldade pessoal que pode prejudicar sua performance nos processos de seleção. Os especialistas recomendam essa preparação desde que não prejudique suas férias.
Confira!
Circo e Teatro
Por que fazer:  Além de se tratarem de atividades lúdicas que aliviam o estresse, ajudam o aluno a se expressar tanto verbalmente como fisicamente. Indicados principalmente a candidatos tímidos e inibidos.
Quanto custa: Para a opção circo vai de 50 reais por semana a 170 reais por mês. A opção pelo teatro tem curso médio de 500 reais em um mês de aula, quatro vezes por semana.
Onde fazerAcademia Brasileira de Circo, em São Paulo, ou no Espaço Atua, no Rio de Janeiro (RJ). Teatro com Thaiz Fantauzzi.
Quando: A partir de 4 de janeiro.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.
Coaching – Gestão de carreiras
Por que fazer: Uma das perguntas comuns em uma entrevista é o que você espera da empresa e da carreira que escolheu. Com esse tipo de orientação, essas respostas poderão ficar mais fáceis. Também auxilia quanto você tiver de elaborar uma apresentação pessoal na dinâmica, caso isso seja solicitado.
Quanto custa: Opções grátis e de 380 reais até 5,5 mil reais.
Onde fazer: IncoachingSenac (São Paulo, SP) e Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP).
Quando: Na Incoaching o primeiro módulo tem início no dia 20 de janeiro e na Universidade Cruzeiro do Sul dia 19 janeiro. O Senac depende da formação de turmas entre interessados cadastrados.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal
Criação de blogs e uso das redes sociais
Por que fazer: Saber fazer um blog pode ser muito útil durante os recrutamentos de grandes empresas, como Ambev e Unilever, que costumam passar essa tarefa para seus candidatos. Alguns processos de seleção também passam a usar as redes sociais focadas na atuação da empresa, como o Santander.
Quanto custa: Para blogs, há um vasto leque de opções, que vai das ofertas grátis às mais de até mil reais. Para marketing em redes sociais, em torno de 340 reais por 12 horas de curso.
Onde fazer: Blogs, desde cursos apostilados grátis online até presenciais como na DRC (São Paulo, SP). Redes sociais, tem opção na Ecommerce School.
Quando: A partir de 17 de janeiro.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.
Criatividade
Por que fazer: Existem técnicas para desenvolver essa habilidade, que poderá ser demonstrada e destacada durante uma dinâmica de grupo, discussão de caso ou entrevista.
Quanto custa: Até 725 reais.
Onde fazerESPM e Evolução Humana
Quando: A partir de 3 de janeiro.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.
Curso de conhecimentos gerais
Por que fazer: Mesmo nos processos de recrutamento que não tenham testes de conhecimentos gerais, estar atualizado é um dos requisitos que podem ser avaliados em uma entrevista, por exemplo. Vale à pena checar as apostilas oferecidas para candidatos de concursos, mas para estar atualizado é fundamental acompanhar o que acontece no mundo e especialmente no setor das empresas nas quais você pretende disputar uma vaga de estágio ou trainee.
Quanto custa: Há desde apostilas grátis às que custam 18 reais.
Onde fazer: Ensino Nacional Cursos Virtuais.
Benefício direto: Desempenho pessoal.
Etiqueta Empresarial
Por que fazer: Voltado mais para quem já trabalha em uma empresa, o curso pode servir também para que o candidato a estágio ou trainee evite algum deslize na dinâmica e principalmente na entrevista com os gestores na fase final do recrutamento.
Quanto custa: De 150 reais a 700 reais.
Onde fazer: Especial para jovens profissionais, na Etiqueta Corporativa, de São Paulo, ou no Executive Manners Consulting (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).
Quando: De 8 a 15 de janeiro e 12 a 19 de fevereiro de 2011.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.
Finanças pessoais
Por que fazer: Além de fortalecer a organização pessoal, orienta como começar o ano com um plano para se livrar de possíveis dívidas.
Quanto custa: De 60 reais a 269 reais
Onde fazer: No Investiducar, um curso coordenado pelo escrito Gustavo Cerbasi, ou em alguma unidade daUniversidade Estácio.
Quando: A partir de 10 de janeiro.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.
Fundamentos do Marketing 
Por que fazer: Curso para conhecer, basicamente, como seu produto é visto pelo cliente e como melhorar os resultados a partir dessa análise. Tal conhecimento pode ser útil mesmo para quem não é da área de marketing porque se aplica às atividades do dia a dia em uma empresa, como no relacionamento com os gestores.
Quanto custa: De 660 reais a 725 reais.
Onde fazer: ESPM.
Quando: De 17 a 22 de janeiro.
Inscrições: Através do site da ESPM.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.
Gestão de Projetos em Negócios 
Por que fazer: Como boa parte dos programas de trainee é voltada para a área de gestão e negócios das empresas, chegar a um recrutamento demonstrando que teve interesse em saber como administrar um projeto comercial é pode ser considerado um diferencial pelo recrutador.
Quanto custa: De 150 reais a 900 reais.
Onde fazerESPM Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF)
Quando: A partir do dia10 de janeiro.
Benefício direto: Valoriza o currículo.
Gestão do tempo
Por que fazer: É um curso que pode valorizar seu currículo se o recrutador identificar em você o interesse em ser mais eficaz e saber organizar seus horários e tarefas. Além disso, é o desenvolvimento de uma habilidade que vai contribuir para o seu dia a dia na empresa.
Quanto custa: Opções grátis e também em torno de 35 a 650 reais.
Onde fazer: Na ESPMIdeal Grátis e Cursos 24 Horas.
Quando: A partir de 10 de janeiro.
Benefício direto:
 Valoriza o currículo.
Gestão em marcas
Por que fazer
: Também conhecida como branding, a gestão de marcas é a estratégia de desenvolver produtos que atendam às expectativas do consumidor. É uma área valorizada nas empresas e ter essa iniciativa no currículo pode ser considerado um diferencial para do candidato da área de negócios.
Quanto custa: Em torno de 500 reais.
Onde fazer: Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha, Rio de Raneiro, RJ) e Trevisan Escola de Negócios(São Paulo, SP).
Quando: A partir do dia 17 de janeiro.
Benefício direto: Valoriza currículo.
Imersão em idiomas
Por que fazer:
 Opção para quem deseja investir no aprimoramento de um idioma, mas não programou um intercâmbio no exterior nestas férias. É feito geralmente no final de semana com grupos fechado em chácaras ou hotéis, por exemplo, para exercitar o idioma. Indicado para as pessoas se desinibirem falando a língua que estudou ou praticá-lo em áreas profissionais ou de interesse específico.
Quanto custa: Entre mil e 2 mil reais, geralmente de sexta a domingo e incluindo transporte, alimentação, material didático e acomodações.
Onde fazer: Celil (Piranguinho, MG), English Island (Florianópolis, SC), English Village (São Paulo – SP) eLittle England (Petrópolis, RJ).
Quando: A partir do dia 18 de fevereiro.
Quais idiomas oferecem: Inglês e espanhol.
Benefício direto: Valoriza currículo.
Liderança
Por que fazer:
 Reforça a habilidade que costuma ser muito avaliada durante processos seletivos, principalmente nas dinâmicas de grupo, análise de casos e situações e entrevistas. Especialistas dizem que geralmente o objetivo desse curso é desenvolver capacidade de trabalhar em equipe, sob pressão, tomar decisões e motivar o grupo.
Quanto custa: Cerca de 700 reais.
Onde fazer: ESPM unidades Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) ou em opções online, como na Catho.
Quando: A partir de 17 de janeiro.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.
NegociaçãoPor que fazer: A negociação é uma atividade constante e saber algumas técnicas vai colaborar para que você obtenha melhores resultados.
Quanto custa: Valores podem ir de 100 reais a 400 reais.
Onde fazer: RH em Ação e Cresça Brasil.
Quando: A partir de 15 de janeiro.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.
Oratória
Por que fazer:
 Trabalha técnicas de comunicação oral, importante, entre outras situações, na hora de fazer uma apresentação pessoal durante a dinâmica de grupo ou se destacar em uma entrevista. Além disso, será útil para toda a carreira, como na hora de expor um projeto por exemplo.
Quanto custa: De 400 reais a 1,7 mil reais.
Onde fazer: ESPM Methodus em São Paulo (SP), e Curso de Oratória em Belo Horizonte (MG)
Quando: De 17 a 20 de janeiro na ESPM, a partir de 10 de janeiro e por duas semanas na Methodus e de um dia (12 horas) a partir de 22 de janeiro no Curso de Oratória de Minas Gerais.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.
Pacote Microsoft Office 
Por que fazer: Grande parte dos programas exige o domínio do pacote Microsoft Office. As pessoas muitas vezes acreditam que conhecem os programas mas sentem dificuldades na hora de aplicar às rotinas de uma empresa. Conhecer essas ferramentas de trabalho, como processador de texto, planilhas eletrônicas e de elaboração de apresentações e como utilizá-las em sua área de atuação é um grande diferencial.
Quanto custa: Há desde cursos online gratuitos até os mais caros, acima de 3 mil reais (Na MPR Informática o curso de 96 horas sai por 1.965 reais e na Impacta por 3.020 reais)
Onde: Cinel FormaçãoMPR InformáticaImpacta Certificação e Treinamento e Tecnoponta Treinamentos(São Paulo e Santos, SP)
Quando: A partir de 4 de janeiro.
Benefício direto: Valoriza currículo.
Questões ambientais e sustentabilidadePor que fazer: Muitas empresas estão investindo em na área ambiental e um candidato que já tenha se preparado para atuar em sua área com mais essa qualificação, garantem os recrutadores, poderá ser um destaque entre os demais.
Quanto custa: Grátis.
Onde: Fundação Getúlio Vargas Online e Cresça Brasil.
Quando: Durante todo período de férias.
Benefício direto: Valoriza currículo.
Raciocínio lógico
Por que fazer:
 Grande parte dos testes eliminatórios de um recrutamento tem uma etapa de raciocínio lógico. O material disponível para esse treinamento é amplo na internet, quase sempre voltado para concursos públicos. Vale à pena ter contato com algumas dicas e orientações.
Quanto custa: Apostilas a partir de 29 reais.
Onde fazer: Autodidata Editora e Metaconcursos.
Quando: Disponível online.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.
Redação empresarialPor que fazer: Além de procurar eliminar dificuldades gramaticais e ortográficas, esses cursos se concentram em técnicas para dar segurança em uma comunicação objetiva e coerente para mensagens dentro da empresa. Essa habilidade de comunicação escrita pode ser um dos pontos de avaliação durante um estudo de caso, por exemplo.
Quanto custa: De 45 reais a 600 reais.
Onde fazerCatho On lne e em faculdades como a Universidade Estácio.
Quando: Cursos com duração de três dias em média, a partir do dia 15 de janeiro
Benefício direto: Valoriza o currículo.
Técnica em Vendas
Por que fazer: As técnicas de venda muitas vezes podem ser aplicadas em outras áreas de uma empresa, como na hora de apresentar um projeto ou uma ideia, com destaque para quem atua na área de negócios.
Quanto custa: Desde 50 reais até 350 reais
Onde: Grupo Iped, carga horária de 60 horas, e Catho Educação Executiva, 15 horas.
Quando: Cursos disponíveis online.
Benefício direto: Desenvolvimento pessoal.

20 cursos para você escolher nas férias

0 comentários:

Postar um comentário