quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dicas para tirar boas FOTOS ;


Galerinhaaa :)
então, sei que todo mundo ama FOTOS, então hoje resolvi postar algumas dicas para voce tirar cada vez mais fotos melhoores .. Espero que gosteeem \o

1 - SEGURE A CÂMERA COM FIRMEZA

Pode parecer uma dica boba, mas ainda vejo muita gente por aí que não se deu conta disso.Mantenha os braços junto ao corpo: isso vai lhe proporcionar a firmeza necessária para segurar a câmera e evitará que a foto saia tremida.

à esquerda: grandes possibilidades de desfocar a imagem; 
à direita
:
 boa maneira de segurar a câmera.



2 - OPTE POR UM FUNDO SIMPLES

Se você pretende fotografar uma árvore, e ao lado dela aparece um grupo de pessoas (que você sequer conhece), um bote, ripas de madeira... enfim, se tudo isso aparecer em sua foto, ficará difícil saber que o tema principal da cena era na verdade a árvore.

Não estou dizendo que você precisa enquadrar apenas a árvore: se ao lado da árvore houver um lago ou qualquer coisa que você queira incluir, tudo bem; só cuide para não poluir a imagem com muitas informações simultâneas.


3 - APROXIME-SE DO ASSUNTO

Digamos que todas aquelas pessoas e coisas continuem próximas à árvore que você deseja fotografar. Ok, você pode usar o 
zoom da sua câmera, mas a melhor opção é aproximar-se da árvore. Você verá que ficará mais fácil dar destaque à árvore, e ainda terá a seu dispor diferentes abordagens do assunto (poderá focalizar nas raízes da árvore e na terra ao seu redor, nas folhas da copa contrastando com o céu azul...).

Grand canyon tree (autor desconhecido)


4 - MANTENHA AS PESSOAS ENTRETIDAS

Se o seu objetivo é retratar pessoas, saiba que uma boa foto não depende apenas de poses geniais e forçadas. 
Um bom retrato pode ser feito sem que a pessoa se dê conta que está sendo fotografada.

Digamos que você aviste sua mãe mexendo nas flores do jardim. Ao invés de pedir que ela pare o que está fazendo e segure a pazinha na mão esquerda, um botão de rosa na direita e abra um sorriso, apenas a observe. Deixe sua câmera preparada e converse com sua mãe enquanto ela continua trabalhando, caminhe ao redor dela, busque o melhor enquadramento, a melhor luz, o melhor ângulo. Provavelmente ela mal se dará conta de que você a observa tão atentamente e ficará mais à vontade, e você conseguirá um retrato original e natural.


5 - TESTE ÂNGULOS DIFERENTES

Não tenha medo! 
Agache-se, deite no chão, suba no muro.

Seu cachorro talvez saia mais interessante na foto se você se agachar na frente dele. Já que você não está gastando filme, tente vários ângulos diferentes: como eujá disse, o ponto de vista do fotógrafo sobre o objeto retratado faz toda a diferença numa imagem.

Foto de Tyrone Turner

Observe a foto acima, publicada na revista National Geographic de março/2009. O fotógrafo Tyrone Turner provavelmente se agachou para registrar a cena, conseguindo assim dividir o assunto entre a mulher em primeiro plano e a casa ao fundo.


6 - COMPONHA UM CENÁRIO

Quando
 fotografamos paisagens (esse tipo de fotografia também é conhecido comolandscape), nem sempre é possível - e até nem é interessante - escolher um único objeto para focalizar.

Se você vai fotografar um vale, poderá optar por dar mais destaque ao céu ou ao próprio vale (vai depender do que estiver mais interessante na ocasião). Você pode centralizar um rio que corre pelo vale em direção ao horizonte iluminado pelos primeiros raios de sol do dia, por exemplo.

Praia do Siriú - Garopaba/SC

Na foto acima, tirada por mim em Garopaba/SC no começo deste ano, podemos ver o que eu estava tentando explicar: a trilha conduz o olhar imediatamente para o céu e para o mar ao fundo.


7 - OBSERVE A ILUMINAÇÃO


Q
uanto a issonão tem muito mistério. São três maneiras básicas de utilizar a iluminação:
  • iluminação frontal: para destacar o assunto e obter uma imagem nítida
  • iluminação por trás: para criar silhuetas
  • iluminação lateral: mostra a textura do assunto fotografado.

0 comentários:

Postar um comentário