segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como customizar suas HAVAIANAS


havaianas-tecido (12)
Esse projeto de hoje é um craft-ready-made ou um craft-me-engana-que-eu-gosto, como preferirem. O primeiro apelido é porque o negócio vem pronto, só precisa ligar os pontos. O segundo é porque quem vê pensa que você seguiu aqueles mil passos sobre como fazer  havaiana customizada. Mas, no meu caso, usei o truque de comprar o aplique pronto na 25 de Março.
havaianas-tecido (1) havaianas-tecido (2)
Havaiana customizada foi algo que nunca tinha a feito, até porque prefiro as mais tradicionais mesmo. Mas desta vez foi uma questão de oportunidade. Passeando por uma loja de peças para bijuteria, vi estampas que me chamaram a atenção. Eram tecidos adesivados para colar no chinelo, pórprios para uma customização express. Um processo assim rápido, com um preço bacana de 5 reais e várias opções de cores e desenhos para escolher não dava para deixar passar – nem que seja para testar e mostrar aqui no Superziper. Ah… e pra completar minha havaiana azul estava tão, mas tão, velha que seria legal fazer um teste. Nada a perder, pelo contrário.
Fiz o PAP hoje de manhã, não tem segredo! Além de seguir as instruções do saquinho,  o atendente da loja sugeriu passar 3 demãos de termolina leitosa (com um tempo de secagem entre cada uma) para durar mais e fixar melhor. Eu particularmente optei por pular essa etapa. Já que o negócio é adesivo, vamos ver no que dá!
havaianas-tecido (4) havaianas-tecido (10)
Essa minha havaiana azul-marinho deve ter mais de 10 anos, viu como elas duram? É daquela coleção antiga, que a sola tem camadas com as cores da bandeira do Brasil. Tinha até uma bandeirinha colada na tira, mas já caiu faz tempo.
havaianas-tecido (5) havaianas-tecido (6)
Passei um algodão com álcool na superfície para limpar qualquer sujeirinha e tirar a oleosidade para o adesivo grudar melhor.
Precisei soltar a tira na parte da frente. Confesso que sofri um pouco com medo de estragar de vez o chinelo. Mas deu certo. Ai  é só para passar o adesivo pelo buraco – porque logo em seguida precisei encaixar a tira novamente.
havaianas-tecido (7) havaianas-tecido (8)
Em seguida tirei a película que protege o adesivo e colei, como se fosse um contact, de cima para baixo. Reparem que há um picote para contornar o adesivo pela parte lateral das tiras.
O acabamento é simples: se tiver sobras, apare com uma tesoura. Nas instruções eles comentam de cauterizar as bordas usando isqueiro ou vela – não precisei fazer isso.
Para terminar, uma foto comparativa de antes e depois . Para um chinelo velho, até que deu um up não acham? Mais pra frente, um ou dois meses talvez, eu volto aqui para falar da durabilidade, ok?
havaianas-tecido (9)

0 comentários:

Postar um comentário