domingo, 23 de maio de 2010

Traição



A traição é uma das coisas que mais ferem o orgulho e os sentimentos do ser humano, revelando uma fragilidade das pessoas as ações de seus parceiros e amigos. A traição pode desmoronar famílias, acabar com amizades, resultar em brigas e até mortes, como nos casos dos crimes passionais, quando a pessoa que matou recorre para o motivo amoroso para ter praticado tal ato.

Traição clássica

A traição clássica é aquela em que o homem ou a mulher praticam o adultério. De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari em seu site, um dos motivos está na pessoa trair por buscar algo que sua companhia não oferece. “A idéia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade”, diz a psicóloga.

Uma das hipóteses para a traição pode estar na falta de diálogo entre os pares, para resolver os problemas que podem dificultar a relação e aproximar o contato que, pelo tempo, pode distanciá-los.

Tração: perdoar ou não?
Perdoar uma traição não é uma das coisas mais fáceis de fazer. É preciso gostar muito e acreditar que vale a pena investir na relação para que esse processo aconteça de verdade. Sim, é um processo e exige muita paciência da parte do traidor, assim como um enorme investimento de energia de ambos.

Em primeiro lugar, temos que saber o motivo da traição, o que fez com que o cônjuge procurasse ou simplesmente deixasse se envolver por outra pessoa mesmo estando compromissado com seu parceiro.Muitos podem ser os motivos, mas nem por isso estou justificando o fato. Em geral o relacionamento já vem se desgastando há algum tempo e ambos não se dão conta disso, estão acomodados na rotina e convivência diária. Não percebem que, no fundo, o sentimento pelo outro está desgastado, enfraquecido, e não o alimentam. A vida sexual já não é como antes, a vida corrida e atribulada do dia-a-dia faz com que o casal quase não tenha tempo para si, distanciando-se cada vez mais; deixando de lado os momentos românticos e atitudes gostosas que um dia foram importantes na conquista de um pelo outro.
De repente alguém novo aparece, elogiando como você está vestida, reparando que cortou o cabelo, valorizando atitudes pequenas, interessado em sua vida, com um papo gostoso que flui, sem reparar em suas manias e defeitos. Difícil resistir, certo? Pois é aí que entra nossa consciência com o "superego" dizendo: "Não faça isso, você é casada (o)!", ou o "id" contrapondo: "Vá fundo, o que você tem a perder?". Podemos nos sentir atraídos por outras pessoas fora do casamento, mas temos a opção de nos deixar levar ou não por esse desejo, muitas vezes quase irresistível.Bem, você caiu em tentação. Dá pra perdoar ? Tudo depende... Um dos maiores problemas enfrentados pelos casais em crise é a falta de diálogo, o acúmulo de situações desagradáveis para ambos que não podem ser expressas pelo medo da reação do parceiro. O medo de magoar ou causar uma discussão indesejável acaba instalando o silêncio, que com o tempo só prejudica o casal. Não se fala do que não está bom, acumulam-se insatisfações e frustrações, o que pode dar margem à vontade de estar com alguém que não o frustre tanto.

Entender os motivos que levaram uma pessoa a trair provocará uma auto-avaliação de cada um na relação, e fará com que ambos assumam sua responsabilidade na manutenção do amor. É preciso alimentá-lo sempre!

Só cabe o perdão onde ainda existe amor e o arrependimento sincero de quem traiu. É possível reconstruir uma relação pautada em novos moldes de funcionamento, e em especial, num diálogo franco e atitudes transparentes.

Quem disse que é fácil manter um relacionamento feliz sem momentos de crise ? O importante é saber superá-las e tirar o maior proveito para nosso crescimento.

Mayra Diz :

Bem meus amores, agora o que resta para vocês que foram traídos e como eu NÃO PERDOAM é curtir a vida, que com toda certeza do mundo é o MELHOR que podemos fazer.Não se tranquem em casa, nem fiquem chorando pelos cantos, porque essa pessoa que fez isso com você não merece uma lágrima que cai do seu rosto. Mostre a ela que você é mais do que ela imagina e que você é capaz de DAR A VOLTA POR CIMA e SER FELIZ novamente. Afinal, quem nunca foi traído nessa vida que atire a primeira pedra, seja por amigo, namorado, colega, sim você foi ou será traído alguma vez na vida. ;P

Beijoos paixõões ;*


1 comentários:

Gabriela Oliveira disse...

Eu já fui traida por namorado(descobri depois de terminar) amigos,colegas...

Postar um comentário