segunda-feira, 5 de julho de 2010

60 Dicas de Português


Dicas de Português para vestibular

E – Evitar usar sobretudo na linguagem elegante, educada, por ser inadequado à norma culta ou, na concepção popular, por ser errado.

C – Convém usar, principalmente na linguagem cuidada, elegante, por ser adequado à norma culta ou, na concepção popular, por ser correto.

Veja 60 dicas de como falar bem, e não se atrapalhar com o Português.

1º Dica de Português
Errado – Então, você torce “para” o “Coríntians”?
Correto – Então, você torce pelo Corinthians?

Dica de Português
Errado – Isso é “prá” “mim” fazer?
Correto – Isso é pra eu fazer?

3º Dica de Português
Errado – “De domingo” não tenho aula.
Correto – Aos domingos não tenho aula.

4º Dica de Português
Errado – Fiquei “de” recuperação, na escola, “porisso” perdi “minha féria”.
Correto – Fiquei para recuperação, na escola, por isso perdi minhas férias.

5º Dica de Português
Errado – Meu aniversário vai cair “de” domingo.
Correto – Meu aniversário vai cair num domingo.

6º Dica de Português
Errado – “Que” horas começa a festa?
Correto – A que horas começa a festa?

7º Dica de Português
Errado – Cheguei “às” dez para as oito.
Correto – Cheguei aos dez para as oito.

8º Dica de Português
Errado – Nunca disse um palavrão “desse”.
Correto – Nunca disse um palavrão desses.

9º Dica de Português
Errado – Quando chegar, bata “na” porta!
Correto – Quando chegar, bata à porta!

10º Dica de Português
Correto – Desfrute “de tudo” na vida!
Certo – Desfrute tudo na vida!

11º Dica de Português
Errado – Compartilho “de sua” opinião.
Correto – Compartilho sua opinião.


12º Dica de Português
Errado – Ela deu “a” luz “a” gêmeos.
Correto – Ela deu à luz gêmeos.

13º Dica de Português
Errado – Daqui “em” Campinas é longe?
Correto – Daqui a campinas é longe?

14º Dica de Português
Errado – Está muito “caro” o preço das coisas!
Correto – Está muito alto o preço das coisas!

15º Dica de Português
Errado – Crianças “a janta” está na mesa!
Correto – Crianças o jantar está na mesa!

16º Dica de Português
Errado – “Sentei na” mesa com eles para discutirmos um acordo.
Correto – Sentei-me à mesa com eles para discutirmos um acordo.

17º Dica de Português
Errado – Você é “que nem” seu pai: teimoso!
Correto – Você é como seu pai: teimoso!

18º Dica de Português
Errado – Vou fazer uma expedição à “Antártida”.
Correto – Vou fazer uma expedição à Antártica.

19º Dica de Português
Errado – Eu tinha “chego” cedo à escola aquele dia.
Correto – Eu tinha chegado cedo à escola aquele dia.

20º Dica de Português
Errado – Tenho “trago” pouco dinheiro comigo.
Correto – Tenho trazido pouco dinheiro comigo.

21º Dica de Português
Errado – Acusaram o goleiro de ter “entregue” o jogo.
Correto – Acusaram o goleiro de ter entregado o jogo.

22º Dica de Português
Errado – Eu já tinha “aceito” o convite.
Correto – Eu já tinha aceitado o convite.

23º Dica de Português
Errado – Tenho “empregue” todo o meu dinheiro em ações.
Correto – Tenho empregado todo o meu dinheiro em ações.

24º Dica de Português
Errado – Ivã, não posso “paga-lo” hoje.
Correto – Ivã, não posso pagar-lhe hoje.


25º Dica de Português
Errado – O pai não quis “perdoa-lo”.
Correto – O pai não quis perdoar-lhe.

26º Dica de Português
Errado – Para uns, “melhorou mais”, para outros “melhorou menos”, mas que melhorou, melhorou. (Propaganda do governo federal, em 1996).
Correto – Para uns, melhorou muito, para outros melhorou pouco, mas que melhorou, melhorou. (Assim fica bem melhor).


27º Dica de Português
Errado – Estou “comovido” de ver as novas instalações do SBT (Jô Soares).
Correto – Estou emocionado de ver as novas instalações do SBT.

28º Dica de Português
Errado – O São Paulo F.C. é “tri-campeão” mundial!
Correto – O São Paulo F.C. é tricampeão mundial.

29º Dica de Português
Errado – Estamos vivendo o final dos anos “noventa”.
Correto – Estamos vivendo o final dos anos noventas

30º Dica de Português
Errado – Você sabe fazer a prova dos “nove”?
Correto – Você sabe fazer a prova dos noves?

31º Dica de Português
Errado – Vá embora, “antes de que” eu me arrependa e peça o presente de volta!
Correto – Vá embora, antes que eu me arrependa e peça o presente de volta!

32º Dica de Português
Errado – Em que pese “os” políticos, o Brasil vai indo.
Correto – Em que pese aos políticos, o Brasil vai indo.

33º Dica de Português
Errado – Escola “de” primeiro e segundo “grau”.
Correto – Escola do primeiro e segundo graus.

34º Dica de Português
Errado – “As” 5ª e 6ª séries estão sem aula.
Correto – A 5ª e 6ª séries estão sem aula.

35º Dica de Português
Errado – De quem é esse par de “sapato” e aquele maço de “cigarro”?
Correto – De quem é esse par de sapatos e aquele maço de cigarros?

36º Dica de Português
Errado – Quem “intermédia” as negociações de paz?
Correto – Quem intermedeia as negociações de paz?

37º Dica de Português
Errado – “Duas” bilhões de pessoas assistiram “a última Olimpíada”.
Correto – Dois bilhões de pessoas assistiram às últimas Olimpíadas.

38º Dica de Português
Errado – Um milhão de eleitores “votaram” nele.
Correto – Um milhão de eleitores votou nele.

39º Dica de Português
Errado – Um bilhão de estrelas “brilham” no céu.
Correto – Um bilhão de estrelas brilha no céu.

40º Dica de Português
Errado – Fazem entregas “à” domicílio.
Correto – Fazem entregas em domicílio.

41º Dica de Português
Errado – “Houveram” muitas reclamações.
Correto – Houve muitas reclamações.

42º Dica de Português
Errado – “Fazem” dez anos que não viajo.
Correto – Faz dez anos que não viajo.

43º Dica de Português
Errado – Espero que você “seje” feliz!
Correto – Espero que você seja feliz!

44º Dica de Português
Errado – Que Deus “esteje” convosco!
Correto – Que Deus esteja convosco!

45º Dica de Português
Errado – Impetrar “mandato” de segurança.
Correto – Impetrar mandado de segurança.

46º Dica de Português
Errado – Quando como peixe que tem “espinho”, fico com “pigarra”.
Correto – Quando como peixe que tem espinha, fico com pigarro.

47º Dica de Português
Errado – Milhares de romeiros visitam “Aparecida do Norte” (SP) no dia 12 de outubro.
Correto – Milhares de romeiros visitam Aparecida (SP) no dia 12 de outubro.

48º Dica de Português
Errado – “Duas” milhares de latas de cerveja foram “retidas” das praias.
Correto – Dois milhares de latas de cerveja foram retirados das praias.

49º Dica de Português
Errado – “Todo mundo” foi obrigado a trazer “um xérox autenticado”.
Correto – Todo o mundo foi obrigado a trazer uma xérox autenticada.

50º Dica de Português
Errado – Confira os lances duvidosos deste jogo pelo nosso “tira-teima”!
Correto – Confira os lances duvidosos deste jogo pelo nosso tira-teimas!

51º Dica de Português
Errado – Os “aficcionados” de computadores “reinvindicam” preços mais “accessíveis”.
Correto – Os aficionados de computadores reivindicam preços mais acessíveis.

52º Dica de Português
Errado – Os pedágios são controlados “pela” DERSA.
Correto – Os pedágios são controlados pelo DERSA.

53º Dica de Português
Errado – Após a partida, os jogadores “se confraternizaram”.
Correto – Após a partida, os jogadores confraternizaram.

54º Dica de Português
Errado – Compro frutas e legumes “na” CEASA.
Correto – Compro frutas e legumes no CEASA.

55º Dica de Português
Errado – Quem é hoje o presidente “do” CEAGESP?
Correto – Quem é hoje o presidente da CEAGESP?

56º Dica de Português
Errado – Comprei “duzentas” gramas de presunto.
Correto – Comprei duzentos gramas de presunto.

57º Dica de Português
Errado – O jogador saiu de campo machucado, “puxando a” perna direita.
Correto – O jogador saiu de campo machucado, puxando da perna direita.

58º Dica de Português
Errado – Você tem TV “a” cores? Que “previlégio”! Quer “namorar comigo”?
Correto – Você tem TV “a” cores? Que privilégio! Quer me namorar?

59º Dica de Português
Errado – Não tenho “pego” resfriado ultimamente.
Correto – Não tenho pegado resfriado ultimamente.

60º Dica de Português
Errado – Fui classificado em “octagésimo” lugar.
Correto – Fui classificado em octogésimo lugar.


Fonte: Dicionário Sacconi 6ª edição de 1996.

0 comentários:

Postar um comentário