domingo, 11 de julho de 2010

A Leitura

Domingo, um dia ocioso, tedioso, nada melhor do que ler; concordam?
Muita gente diz que não, pouca gente diz que sim.
Mas hoje o post vai ser dedicado aos amantes da leitura, seja ela qual for; Sim, tem gente que gosta de ler guia do manual prático contras zumbis



O Poder Da Leitura:

Romance... Aventuras... Ficção...

Definitivamente não existe um padrão de leitura, mas, convenhamos, o livro é não só uma fuga do tédio como da realidade. É nele que você encontra a fuga dos dias ociosos, como os de uma chuva por exemplo, assim como é nele que você se afoga num mar de prazeres e expectativas, podendo passar até mesmo horas – como se fossem simples minutos – lendo.

A Leitura formando cidadãos


O leitor autêntico costuma ler de verdade e não somente passar à vista, sem compreender o que está lhe sendo dito na leitura, ele consegue ler nas "entrelinhas" do texto, o subtendido, fazer inferências, ampliar sua visão de mundo, amadurecer, libertar sua consciência da ignorância, refletir acerca da sociedade em que vive, projetar-se para o passado, presente, futuro, desenvolver pensamento crítico entre outros.

A leitura trata- se de uma forma tão intensa de passa tempo, em conjugue com a desesperada vontade de “sair da realidade” que cerca, que nos presídios os livros fazem parte da rotina diária dos presos (as). As bibliotecas dos presídios é um espaço privilegiado, onde eles buscam encontrar a paz, dignidade e reflexão interior. Muito embora isto seja um meio de consumir o tempo, isto acarretará na sua volta à sociedade.
Existem histórias fascinantes de pessoas transformadas pelo contato com os livros e até a de detentos que escreveram livros de poesia após uma existência repleta de dificuldades, sofrimento, desigualdade social e, evidentemente, crime.

A leitura, como bom intermédio de relações sociais, já foi diversas vezes – alias, continua sendo – usadas como arma contra a violência, drogas e quaisquer outros males da sociedade. Projetos que tiram crianças das ruas, e as levam à locais interativos e dinâmicos usam, como alicerce importante, a leitura; conquanto isto ocorra, haverá muitos ex-moradores de rua que hoje se tornaram grandes escritores.

Curiosidades:

• Na Segunda Guerra Mundial, o cerco nazista à cidade russa de Stalingrado (atual São Petersburgo) por quase um ano, privou seus habitantes de meios alimentares vindo de fora. Na ocasião, as autoridades soviéticas recomendaram o hábito da leitura por entre a população, como forma de fazer "esquecer" a fome que passavam.

• Ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neurológica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios.

• Além de bibliotecas nos presídios existem inúmeros projetos voltados a pratica da leitura.

• Portugal é o segundo país da Europa onde se lê menos livros

• O estudo mostra que 63 por cento dos adultos não leram um livro no último mês e que as mulheres lêem mais do que os homens.

• Pesquisam mostram que a população do RS é a que mais lê em todo o país.


• Os 10 livros mais vendidos em todos os tempos
1 Bíblia Sagrada: 5-6 bilhões de cópias
2 Citações do Comandante Mao Tsé-Tung: 900 milhões de cópias
3 Corão: 600-800 milhões de cópias
4 Dicionário Xinhua Zidian: ~400 milhões de cópias
5 Livro de Mórmon: 120 milhões de cópias
6 Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling): 107-110 milhões de cópias
7 O Caso dos Dez Negrinhos (Agatha Christie): 100-110 milhões de cópias
8 O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien): 100 milhões de cópias
9 Dicionário Webster da Língua Inglesa (Noah Webster): 100 milhões de cópias
10 Livro Guinness dos Recordes: 94-100 milhões de cópias.

• Os 10 livros mais importantes para crianças:

1 - Harry Potter
2 - O hobbit
3 - O pequeno príncipe
5 - As aventuras de Tom Sawyer
6 - O mágico de OZ
7 - O livro da selva
8 - As aventuras de Pinóquio
9 - A fantástica fábrica de chocolate
10 - Peter Pan

A solução:
Para aqueles que não gostam de ler, não tem intimidades com um livro, as vezes nem se quer entende o que estão lendo os audiobooks vieram para mudar isso.
Hoje até um analfabeto pode ter o prazer de se entregar a esse mundo mágico que é a leitura, não da forma diretamente, mas sim podendo pelo menos entrar nesse mundo de imaginação pelo intermédio dos audiobooks. E para os preguiçosos, claro, é uma ótima saída!

A leitura sem dúvida é maravilhosa para aqueles que gostam, e os que não gostam deveriam se esforçar um pouco mais para que possamos adquirir esse habito tão saudável e interessantes que ela é.
Que tal começar a ler um livro hoje? Ou terminar de ler aquele que há tempos começou?

Amores e Amoras beijos a todos vocês =* e ótima leitura hahaha ;)

0 comentários:

Postar um comentário